Junho 30, 2008
Shyznogud
... e de algumas dúvidas colocadas pelo Luís Pedro na caixa de comentários (e, mais tarde, retomadas num post do seu Rabbit's Blog), parece-me importante chamar a atenção do texto do Hugo Mendes, que clarifica a história das comparações feitas por ele no post linkado pelo Vasco. Copio para aqui as conclusões:
"- Portugal é o país onde a diferença entre o score modal e score global é a maior: 54 valores (curiosamente, no caso da matemática, a diferença entre o score modal e score global é idêntico = 520 - 466).
- Esta diferença resulta do enorme peso dos alunos 'muito atrasados' (19,7%) e do elevadíssimo valor do coeficiente de atraso (38,9%).
- Reconstruído o ranking a partir dos alunos no ano modal, Portugal passa de 29.º do conjunto de 32 países para 11.º (com o mesmo score da Austrália e da Espanha). Nenhum outro país ganha (ou perde) tantos lugares na passagem de um ranking para o outro.
De uma forma um bocadinho pomposa: os nossos alunos no ano modal estão à porta do top 10 mundial, quando comparados com os alunos dos outros países nas mesmas condições. Não são os melhores do mundo, mas, sim, estão entre os melhores."