Sexta-feira, 12.09.08

Há disparates que têm um sabor especial. Sobretudo quando quem os profere coloca um ar sábio, imaginando que está a demonstrar sabedoria e a revelar conhecimento quando, na verdade, produz alarvidade. Lembro-me sempre do longínquo ano de 1999, aquando do famoso "vírus do milénio" (que não era vírus nenhum, mas apenas o receio de anomalias nos computadores por causa da data 2000, lembram-se?), sai a terreiro o já então ministro Mariano Gago a responder a jornalistas que lhe perguntavam se não havia risco de o "vírus" afectar os computadores da administração pública (ou do ensino superior, ou lá o que era), e ele a dizer, com ar superior e levemente desdenhoso, que não, porque os computadores em causa eram antigos e, portanto, não estavam sujeitos a tal maleita modernaça. Mal sabia ele a figura de urso que estava a fazer, porque o alegado risco não era nenhum vírus e envolvia precisamente os computadores mais antigos.

Hoje, penso que na RTP-1, por causa dos funerais oficiais em Espanha das vítimas do recente acidente aéreo em Barajas (e da polémica que os envolve), lá entraram em directo com a jornalista de serviço, que fez uma rápida síntese das conclusões preliminares dos estudos às causas do acidente, que apontam para falha no sistema de alarme, que não avisou os pilotos de que os "flaps", segundo a mesma, "não estavam activados". Ainda esperei que a mocinha explicasse exactamente a coisa, mas voltou a repetir a história da "activação dos flaps". Percebi que ela não imagina o que sejam tais bichos, deve achar que são dispositivos electrónicos especiais que fazem o avião descolar e aterrar por artes mágicas. Não fosse um evento trágico e eu rir-me-ia à gargalhada. Vejo que não é só em geografia e história que os jornalistas não pescam uma. Até sobre os pobres "flaps", que são aquelas asocas picaninas na parte traseira das asas e que podem ser manobradas de modo a maximizar ou minimizar a resistência do aparelho ao ar (na aterragem e descolagem, respectiva e nomeadamente), não são capazes de fazer um brilharete e mostrar que sabem do que falam. Já há dias vi o Mário Crespo a gaguejar sobre o assunto e a conseguir sair-se airosamente sem explicar coisa nenhuma.




5 comentários:
De Jonas a 12 de Setembro de 2008 às 10:20
Eu ouvi qualquer coisa do género de os flaps servirem para o avião ganhar velocidade na descolagem... pff


De Peregrino a Meca a 12 de Setembro de 2008 às 10:47
Pois sim, e têm toda a razão!
Quando o avio esta para descolar, saiem duas asinhas na parte detras de cada uma das asas do avião e começam a bater muito, muito (mas mesmo bué) depressa. Tao na bisga que até parece que não se mexem.
Os foguetões também têm o mesmo so que bate tão depressa que forma aquela polvereda toda e incendia o ar.
Foi este dispositivo que falhou nos fouguetiiinhos do Puorto no rebeilion de aqui à uns anos.


De FuckItAll a 16 de Setembro de 2008 às 01:01
...como vai a expedição? a correr bem?


De Ana Matos Pires a 12 de Setembro de 2008 às 11:13
as coisas que tu sabes, Ceninhas.


De FuckItAll a 12 de Setembro de 2008 às 13:52
montes de ceninhas.


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